FONTE: CFESS
Publicação pode ser adquirida a partir de 28/1/2021, somente nos Regionais.
Reprodução da capa da Agenda 2021. Formato 12 x 16cm, capa dura, 396 páginas, ilustrada. (Arte: Rafael Werkema/CFESS)
Que sejamos puro movimento! É com essa mensagem que o CFESS convida você, assistente social, a adquirir, a partir do dia 28 de janeiro, a Agenda 2021 do Conjunto CFESS-CRESS.
Com o valor de repasse (custo) de R$ 11,00 (onze reais), a mesma será disponibilizada pela maioria dos CRESS para aquisição sob condições especiais, em razão da pandemia da Covid-19, que ocasionou também o atraso no planejamento e na produção da publicação.
Atenção para as informações para aquisição
Agenda Assistente Social 2021
Valor de repasse (custo): R$ 11,00
Disponível: a partir de 28/1/2021
Como adquirir: Somente nos CRESS. Verifique com o Regional mais próximo.
Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora
Tiragem limitada / 11.500 exemplares.
Um tema de puro movimento!
A escolha do tema da agenda deste ano é uma construção que passou pela transição e trabalho de duas gestões (2017-2020 e 2020-2023), como uma decisão conjunta de reafirmar a ética no centro de nossos debates, ao apresentar um balanço e marcos históricos dos 20 anos do Projeto Ética em Movimento, do CFESS, que atravessa diferentes gerações da categoria nessas duas décadas de existência e vem dialogando cotidianamente com os desafios e questões éticas que assistentes sociais se deparam no seu exercício profissional.
“Os momentos históricos em que nos defrontamos com muitos sofrimentos e adversidades são aqueles que atestam nossa capacidade de resistência, que põe em evidência o acerto de nossas escolhas políticas, de nossa coerência ética, que nos fortalecem como indivíduos e coletivo. Nestes momentos – em que não é possível não se comprometer – torna-se mais evidente a exigência emancipatória posta em nosso Código de Ética”, afirma a professora da PUC-SP e autora do projeto editorial da Agenda, Lúcia Barroco, em um dos textos que escreveu para a publicação.
Barroco também fez parte da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (nos anos 2000) idealizadora do Projeto e é autora do Caderno 1 – Ética e História, do Curso de Ética para Agentes Multiplicadores/as.
Para a presidenta do CFESS, Beth Borges, que também compôs a CEDH à época de criação do Projeto, a Agenda 2021 vai permitir que a categoria conheça ou relembre “a efervescência dos debates sobre ética e direitos humanos, desde a década de 1990, quando entra em vigor o Código de Ética do/a Assistente Social (1993), até os anos 2000, com a proposição de uma estratégia de multiplicação da formação de assistentes sociais, para manter ativado o compromisso coletivo com a defesa do projeto ético-político profissional”.
Agenda: um instrumento de uso diário
A Agenda, além de instrumento para marcar compromissos diários e mensais, com calendários, espaços para anotações e datas importantes, segue sendo referência para pesquisa cotidiana, repleta de conteúdo que dialoga com o trabalho da categoria, por meio de textos, entrevistas, pílulas e conteúdo poético. Ou seja, a Agenda Assistente Social 2021 é também um material para qualificação profissional e de divulgação da profissão, com textos que contribuem para reflexões e discussões para o dia-a-dia!
O projeto gráfico é leve e provocativo, e todas as ilustrações são alinhavadas por um extrato (ou uma “muda”) da obra “Fundos Murrado”, de Arthur do Bispo do Rosário, artista sergipano falecido em 1989. É dele a imagem que há quase três décadas ilustra (e embeleza) a capa do Código de Ética. À época, a imagem do fardão foi escolhida como uma forma de homenagear cada usuário/a das políticas e serviços sociais, em nome do respeito, qualidade e responsabilidade, nos termos dos princípios firmados pelo Código de Ética.
Assim como é o Projeto Ética em Movimento, a Agenda Assistente Social 2021 vem provocar a categoria a uma imersão nos princípios e valores do Código de Ética e do projeto ético-político profissional, sem perder de vista a materialidade desse conteúdo para o trabalho cotidiano de cada assistente social.
Novidades: capa dura e conteúdo digital
A agenda de 2021 traz uma mudança importante: o retorno da capa dura, dando mais resistência e durabilidade à publicação.
Além disso, a agenda tem uma extensão para conteúdo digital, com links para vídeos, planners digitais e muito mais. Confira aqui!
Cada entrada de mês traz também um planner mensal.
Páginas para escrever sobre os compromissos diários e a ilustração para marcar a entrada de cada mês.
Além das pílulas textuais espalhadas pela Agenda, a publicação traz também informações e fotos sobre o tema abordado.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023